Mediador para a Síria se reúne com autoridades no Egito

O mediador internacional para a crise síria, Lakhdar Brahimi, terá reuniões no Cairo com o chanceler egípcio, Kamel Amr, e com a cúpula da Liga Árabe, anunciaram nesta terça (16) meios oficiais egípcios.

Este é a quinta escala da viagem que Brahimi iniciou na semana passada na Arábia Saudita, continuou pela Turquia e o Irã no fim de semana e na segunda-feira, e teve uma inesperada visita ao Iraque ontem.

Brahimi se reuniu em Bagdá com o premiê, Nuri al Maliki, e com o presidente Jalal Talabani, nessa ordem, em busca de apoio para seu plano de declarar uma trégua entre as partes em luta na Síria, onde grupos armados tentam derrubar o presidente Bashar Al Assad.

Nessa cidade, o veterano diplomático argelino desmentiu que tenha proposto a integração de uma força militar panárabe que seria interposta entre os beligerantes no conflito sírio.

Conforme informações divulgadas mas não confirmadas oficialmente, o fim das hostilidades tomaria como ponto de partida as comemorações de Eid Al Adha, a festividade muçulmana que rememora a decisão do profeta bíblico Abraão (Ibrahim para os árabes) de sacrificar seu filho por mandato divino.

É a primeira ocasião na qual o mediador visita o Iraque, país que não faz parte do comitê formado em setembro passado por iniciativa do presidente do Egito, Mohamed Morsi, e integrado também pelo Irã, a Arábia Saudita e a Turquia.

Uma iniciativa do Irã para incorporar o Iraque ao comitê mediador, carece de resposta até o presente.

Fonte: Prensa Latina