PCdoB se destacou nas eleições municipais em Vitória (ES)

Avaliação da direção do PCdoB Vitória é positiva nas eleições municipais da capital. Partido se destaca na atuação da campanha eleitoral nos dois turnos.

Eleição 2012
O presidente municipal do PCdoB em Vitória, José Suzano de Almeida, afirmou que a disputa pela Prefeitura da capital do Espírito Santo — que culminou na eleição do Luciano Resende (PPS) — foi muito acirrada. Luciano conquistou 98.837 votos (52,73% dos votos válidos) e derrotou o represente das forças do atraso da capital, Luiz Paulo, do PSDB.
“O poder econômico e a força da mídia mobilizaram os conservadores que trabalharam intensamente para implantar o retrocesso político na capital do Espírito Santo”, explicou o dirigente comunista.

Segundo ele, “a derrota do PSDB foi emblemática e serviu também para desbancar Paulo Hartung, líder dos neoliberais, que muito se empenhou na disputa eleitoral da capital, utilizando-se de todos os artifícios”.

Suzano disse que durante o 2º turno das eleições em Vitória, o PCdoB cumpriu um papel destacado. Apesar do Partido do novo prefeito eleito marcar presença na oposição ao governo da presidenta Dilma Rousseff, o comunista afirma que Luciano assume o compromisso de governar com os partidos aliados. “Ele é progressista e quer o desenvolvimento político, econômico e social do povo de Vitória. Pretende construir um governo itinerante promovendo debates em cada uma das oito regiões administrativas de Vitória, para garantir a participação popular nas decisões da administração e o diálogo com as organizações populares”.
 
Neste pleito eleitoral o PCdoB acertou nas alianças políticas, tanto no primeiro como no segundo turno, por isso também logrou êxito na eleição proporcional reelegendo o Vereador Namy Chequer e ao mesmo tempo projetou novas lideranças comunistas que atuam como dirigentes das Organizações de Base do PCdoB e nos movimentos sociais. “A direção municipal do PCdoB de Vitória incentivou a participação de suas novas lideranças na disputa eleitoral e construiu a melhor coligação reunindo os partidos PV, PRB e PCdoB, esses dois fatores foram determinantes na reeleição do vereador do Partido na segunda vaga da chapa”. Comemorou José Suzano.
 
O PCdoB já planeja nos próximos dias uma reunião com a militância para avaliar o processo eleitoral e planejar a nova fase do Partido na capital.