PCdoB de Iacanga estreia na Câmara com três vereadores

Há pouco tempo estruturado no município, o PCdoB foi o partido que mais recebeu votos e também terá a maior bancada na Câmara Municipal a partir de 2013. Entre os temas prioritários de atuação dos parlamentares estão as áreas de Saúde, Habitação e Esporte

Brunão, Sergia e Salgadinho de Iacanga - Divulgação

Sérgia e Salgadinho foram dois dos vereadores eleitos pelo PCdoB local. Bruno Borba Ciriaco, o Brunão, também se elegeu. Ele, que é presidente municipal do partido, afirmou à reportagem do Vermelho São Paulo que são muito boas as perspectivas de crescimento do PCdoB na cidade após as eleições. Atualmente o partido tem 105 filiados.

Iacanga possui hoje aproximadamente 10.500 habitantes e está localizada na região de Bauru, cidade que fica há 345 km da Capital paulista. Apesar do baixo índice de desemprego, a população reivindica melhores condições para que a cidade forme mão de obra qualificada para atuar no setor industrial, que é forte no município.

Brunão citou, ao lado da falta de mão de obra qualificada, a saúde e a moradia como as principais necessidades de Iacanga. Segundo ele o partido elaborou alguns indicativos para a atuação na Câmara.

“Vamos exigir do Executivo investimentos pesados na saúde para que nunca mais aconteça de o Pronto Socorro Municipal ficar sem médicos”, afirmou Brunão. Ele acrescentou ainda que havia a prática de se atender apenas três pacientes a cada hora. “Precisamos de médicos especialistas para o município , principalmente pediatras”, acrescentou.

Entre outras propostas que serão discutidas com o novo prefeito estão a isenção da taxa de água para entidades religiosas da cidade e a extinção da taxa de iluminação pública. “Se é pública cabe à gestão pública realizar o pagamento. As igrejas tem um trabalho social muito importante na cidade e sem oneração poderão ajudar mais pessoas”, explicou.

A criação de uma ouvidoria municipal e da Câmara Municipal itinerante também estão nos planos para auxiliar os vereadores na identificação das reais necessidades da população. Terceira idade, dependentes químicos e ações na área de atendimento à superpopulação de cães e gatos abandonados na cidade são outros temas que estão na pauta dos vereadores do PCdoB.

Brunão afirmou que não é impossível um diálogo com o futuro prefeito, Chico do Bordado(DEM), que também é o atual vice-prefeito. Porém, considera pouco provável. “Temos uma representação eleitoral em andamento contra ele e nesta semana entraremos com uma nova com possibilidades de levar à impugnação do registro e até cassação”, esclareceu.

São nove vereadores na Câmara de Iacanga. Segundo Brunão, a oposição, encabeçada pelo PCdoB, tem maioria absoluta contando com cinco vereadores para a próxima legislatura. “Vamos fazer oposição pois somos contra o governo atual que é elitizado”, ressaltou Brunão.

De São Paulo, Railídia Carvalho