Comunistas venezuelanos aprofundam debate socialista
Nesta segunda-feira (12), o Partido Comunista da Venezuela (PCV) pronunciou-se a favor de aprofundar o debate das doutrinas, em apoio às propostas que apontam a fomentar uma ampla discussão dos planos socialistas.
Publicado 12/11/2012 15:43
Em declarações para a imprensa, o secretário-geral do PCV, Oscar Figueras, indicou que a organização soma-se à iniciativa que busca uma ampla participação do povo nas análises. “Trata-se de conformar um projeto de país e um programa da pátria, no qual consideramos correto o intercâmbio no mais amplo sentido.”
A importância está em assumir este desafio “com a disposição e o compromisso de resgatar elementos que nutram o projeto e permitam ao presidente Hugo Chávez elaborar um projeto para entregar ao parlamento no começo de 2013”, disse.
Figueras indicou que o órgão legislativo submeterá a discussão de propostas e considerará as alternativas que surjam do debate, que inaugurará um novo momento no processo político venezuelano. "Por este motivo, acompanhamos esta opção com toda a força e os compromissos dos comunistas venezuelanos”, agregou.
O intercâmbio a nível nacional é parte do chamado Processo Constituinte para a elaboração coletiva do segundo Plano Socialista da Nação (2013-2019). As autoridades lembraram que esta ferramenta se sustenta em cinco objetivos históricos, entre eles defender, expandir e consolidar a independência nacional, assim como converter a Venezuela em um país potência no campo social, econômico e político, contribuir com o desenvolvimento de uma nova geopolítica internacional, a preservação da vida no planeta e salvar a espécie humana.
Fonte: Prensa Latina