Salvador empossa Conselho das Cidades pela primeira vez

Os 41 integrantes do Conselho da Cidade de Salvador e os respectivos suplentes serão empossados nesta quarta-feira (21/11), em solenidade no auditório da Secretaria de Planejamento, Tecnologia e Gestão, a partir das 9h. O colegiado, que deveria ter sido instituído no primeiro ano do segundo mandato do prefeito João Henrique, tem como função discutir e acompanhar políticas públicas de interesse do desenvolvimento urbano, econômico e social da capital baiana.

Mas, apesar da responsabilidade, não tem poder deliberativo. Em dezembro passado, em sessão especial, a maioria dos vereadores votou pela aprovação do projeto que previa a retirada desta característica. Apenas a bancada comunista, formada por Aladilce Souza e Olívia Santana, alguns edis do PT e do PMDB votaram contra.

Esta parece ser mais uma manobra do prefeito para ter os aprovados os sete projetos enviados à Câmara agora no apagar das luzes do pífio mandato. Até o momento, as matérias não foram votadas por conta da falta do Conselho. Agora, instituído e empossado, podem dar andamento às votações. Na pauta, projetos como o da Via Atlântica e o da Linha Viva, que têm intervenção direta na estrutura da cidade.

De Salvador,
Maiana Brito