CTB discute sindicalismo, política e economia mundial em Salvador

Teve início nesta segunda-feira (03/12), em Salvador, o Curso Básico de Formação Sindical, promovido pela CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). A iniciativa tem como objetivo preparar a militância para os desafios da agenda política para o ano de 2013. Em pauta, conjuntura, sindicalismo, política e economia. Na oportunidade, os participantes vão analisar a realidade mundial frente à crise financeira, instalada em 2008.

Para discutir os temas e coordenar os debates, foram convidados diversos representantes dos segmentos inseridos no processo. Na abertura do evento, por exemplo, a coordenadora técnica do Dieese, Ana Georgina, falou sobre conjuntura nacional. Participaram ainda o economista Érico Mineiro e a professora da UFBA Ilka Bichara.

Para o segundo dia de debates, nesta terça (04/12), estão previstas as palestras de Evangelista Rios, coordenador do CES-Bahia, sobre a origem dos sindicatos, e de Agnaldo Matos, diretor do Cebrapaz e do Sindicato dos Bancários da Bahia, dirigente da Escola Loreta Valadares, que trata sobre a história do sindicalismo no Brasil.

Em seguimento ao evento da central sindical, na quarta-feira (05/12), começa o Seminário Política e Atualidade, que conta com a presença do jornalista Altamiro Borges. Ele é responsável pela exposição do tema Mídia e Democracia, na abertura dos trabalhos.

Serão tratados ainda, na quinta-feira (06/12), segundo dia, assuntos relativos aos dilemas da luta pela terra no Brasil, sob a ótica do vice-presidente da CTB Nacional e da Contag, David Wilkerson de Souza, o sindicalismo e suas adversidades diante da atual crise financeira mundial, a cargo do também vice-presidente da CTB Nacional, Nivaldo Santana, e do consultor sindical João Guilherme. Aloísio Barroso, diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Maurício Grabois, e Marcelino Orozimbo da Rocha, presidente da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil), ministram a palestra Desenvolvimento Nacional e Política Industrial.

Para o encerramento, na sexta (07/12), são esperados Divanilton Pereira, diretor da CTB Nacional, e Francisco Nelson, assessor da ANP (Agência Nacional do Petróleo), além de Margarida Barreto, da Unicamp, e Pascoal Carneiro, secretário-geral da CTB Nacional e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, que tratam, respectivamente dos temas Política energética e soberania e Relações de Trabalho, saúde e segurança.

De Salvador,
Maiana Brito