Guerrilha colombiana garante que acata cessar-fogo unilateral

Todos os integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) cumprem a ordem do cessar-fogo unilateral anunciado no dia 19 de novembro, assegurou nesta terça (4), em Havana, o guerrilheiro Andrés Paris.

Em uma entrevista concedida à Prensa Latina, o representante da delegação insurgente nos diálogos de paz com o governo de Juan Manuel Santos explicou que a Cruz Vermelha Internacional confirma esse gesto, considerado pela guerrilha como uma demonstração de sua vontade de encerrar o conflito armado.


Leia também:

Farc avaliam que são necessárias garantias políticas para a paz

"Nós conversamos com a Cruz Vermelha Internacional e eles estão,através de suas estruturas, monitorando a disposição unilateral das Farc-EP em todo o país , e nos asseguraram que ela está sendo cumprida", apontou.

No último dia 19 de novembro, o chefe da equipe das Farc-EP nos diálogos de paz, comandante Iván Márquez, anunciou, durante a abertura da mesa de diálogo no Palácio das Convenções em Havana, o cessar-fogo unilateral por dois meses, até o dia 20 de janeiro de 2013.

De acordo com Paris, ocorreram "pequenos incidentes sem nenhuma importância", mas a totalidade das forças acataram a ordem do Secretariado do Estado Maior Central.

Contudo, o governo demonstra incongruência política, e sua resposta ao gesto das Farc-EP é bélico, mostrando ao povo colombiano o natal que estão preparando, estimou.

"Apesar desses acontecimentos, nós mantemos nossa postura do cessar unilateral das ações ofensivas", disse.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e outros membros de seu gabinete descartaram um cessar-fogo, por considerar que esse seria o final do processo de paz. Sobre o assunto, a guerrilha assinala que sua decisão não inclui renunciar ao direito à legítima defesa.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz aqui

Fonte: Prensa Latina