Ausência no primeiro turno pode ser justificada até quinta

O prazo para os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2012 justificarem a ausência termina na próxima quinta-feira (6/12). A justificativa pode ser feita em qualquer cartório eleitoral, com a apresentação do Requerimento de Justificativa Eleitora, disponível no próprio local ou pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) [www.tse.jus.br].

Além do requerimento preenchido, o eleitor também precisa apresentar a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais) com foto, como certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Segundo o TSE, quem não justifica fica impedido de tirar passaporte, se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras sanções.

Se a ausência não justificada acontecer por três eleições, considerando cada turno uma eleição, o título é cancelado. Para os faltantes do segundo turno, o prazo para justificar é até o dia 27 de dezembro.

De Salvador,
Erikson Walla