Exército colombiano mata pelo menos sete guerrilheiros

Pelo menos sete integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram mortos nesta terça (4) em uma operação do Exército colombiano na região de Guanía, na fronteira com a Venezuela e o Brasil. Os militares justificaram o episódio afirmando que a ação buscava deter um narcotraficante supostamente ligado à guerrilha.

O traficante procurado é Géner García Molina, apontado pelo governo como guerrilheiro das Farc e cujo apelido é John 40. Porém, detalhes da operação não foram divulgados. A iniciativa ocorre no momento em que o governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, negocia um acordo de paz com a guerrilha. A estimativa é que o acordo seja concluído em 2013.

As negociações de paz são mediadas por autoridades de Cuba, da Venezuela, Noruega e do Chile. O chefe da missão do governo, o ex-vice-presidente da República Humberto de la Calle Lombana, está em Havana para mais uma fase de reuniões. As discussões ocorrem por etapas. Atualmente, o tema é a questão agrária.

As autoridades do governo disseram que, apesar das negociações em busca da paz, as operações contra as Farc e os grupos que o  governo considera à margem da lei não serão suspensas.

Com Agência Brasil