Rádios MEC e Nacional anunciam ganhadores de festival na sexta

O 4º Festival das Rádios MEC e Nacional – Prêmio Luiz Gonzaga 2012 já tem vencedores. Eles serão conhecidos na sexta-feira (7), em evento na sede do famoso bloco carnavalesco Cordão da Bola Preta, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. A veiculação é inédita e em várias plataformas: os ouvintes das Rádios MEC e Nacional poderão acompanhar todo o evento, ao vivo, a partir das 22h30.


Evento de premiação será comandado pelo cantor e compositor sergipano Sergival Silva / foto: divulgação

Os internautas também poderão acessar o Portal EBC e curtir e compartilhar cada momento. Todo o evento será gravado pela TV Brasil e exibido, ainda neste mês, como especial da grade de programação de fim de ano.

Quem comandará o evento de premiação é o cantor e compositor sergipano Sergival Silva, que apresenta na rádio Nacional o “Puxa o Fole”, programa que exalta as músicas e os ritmos das legítimas tradições do forró nordestino. O grande homenageado deste ano é o Rei do Baião, o músico Luiz Gonzaga, que revolucionou a música nordestina e estaria completando 100 anos de vida no dia 13 de dezembro.

Para marcar a homenagem ao Rei do Baião, vão se apresentar consagrados nomes da Música Popular Brasileira, que representam a velha e nova geração do forró: o lendário Zé Calixto, acompanhado do seu tradicional fole de oito baixos; o Trio Nordestino, maior representante do forró de Luiz Gonzaga; e Marcelo Caldi, virtuoso instrumentista da nova geração de sanfoneiros.

Em julho foram abertas as inscrições para o festival de música, que há quatro anos vem revelando talentos e suas obras musicais inéditas. Nesta edição, 311 compositores inscreveram 527 músicas – cada um poderia inscrever até duas canções. Um dos principais objetivos do festival é abrir espaço na programação das rádios para cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores independentes.

Foram contemplados seis músicas vencedoras nas categorias “Melhor Intérprete Instrumental”, Melhor Música Instrumental”, “Melhor Letra”, “Melhor Música Vocal”, “Melhor Arranjo” e “Melhor Música Vocal”.

Vale lembrar que as músicas ganhadoras nas categorias “Melhor Música Vocal” e “Melhor Música Instrumental” terão a responsabilidade de representar o Rio de Janeiro na fase final do Festival Nacional de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), em data ainda a ser definida.

Fonte: EBC