Ananias consegue criar comissão para debater transporte aéreo

O deputado João Ananias (PCdoB-CE) será membro titular da comissão especial criada para debater a questão do transporte aéreo de passageiro do Pais. Ele é o autor da proposição para criar a comissão especial, aprovada pela Câmara. A comissão, que tem poderes para convocar e ouvir representantes do setor, abordará principalmente problemas como atrasos de voos, preços das passagens, tratamento dispensado aos clientes das companhias aéreas nos balcões, aeroportos e interior das aeronaves.

O descaso das companhias aéreas com os passageiros foi denunciado várias vezes na Tribuna da Câmara pelo parlamentar. “É um problema grave, que tende a piorar ainda mais na alta estação. Quem utiliza o transporte aéreo é desrespeitado em todo o processo do atendimento”, observou .

Leia também: Ananias quer que a Câmara discuta situação de voos e aeroportos


Ele explica que o desrespeito aos usuários começa pelos exorbitantes valores das passagens, passando pelo descaso e grosseria dos servidores, culminando com o desconforto no interior das aeronaves.

João Ananias denunciou também que os aeroportos brasileiros estão sempre lotados e os voos atrasados. “O caos é ainda maior na alta estação e nas proximidades de grandes datas como Carnaval, Natal e Ano Novo. Esse problema tem de ser enfrentado, pois os usuários merecem respeito".

Ananias sugeriu que fosse incluído no debate o papel das agências reguladoras, que foram criadas para regular atividades como essas, protegendo os interesses dos cidadãos. “E se passaram para o outro lado, protegendo, com a impunidade, os interesses de quem elas deveriam fiscalizar e penalizar, quando suas determinações não fossem cumpridas”, avalia o deputado.

Segundo ele, o péssimo serviço das companhias aéreas se estende aos aeroportos brasileiros, “lotados, desconfortáveis, com sistemáticos atrasos nos voos, num flagrante desrespeito as normas estabelecidas, mostrando-nos o quão absolutas são as empresas de transporte aéreo”, afirma.

Da Redação em Brasília