Comunidade quilombola Rio dos Macacos é vítima de atentado

De acordo com nota publicada hoje (19/12) pelo site Bahia Notícias, uma moradora da comunidade quilombola do Rio dos Macacos, localizada na Base Naval de Aratu, em Salvador, disse que sua família sofreu um atentado na noite da última terça-feira (18/12). Segundo Rosemeire Santos Silva, seus irmãos José e Edson, e seu pai Edgar tiveram que se esconder em um matagal para tentar escapar de um tiroteio.

“A gente não viu quem foi a pessoa. Graças a Deus que não atingiu meu irmão”, contou a moradora. A comunidade não tem acesso a energia elétrica, o que dificultou a identificação do autor dos disparos. “Se fosse o caso de alguém morrer, já tinha morrido”, reclamou.

Os remanescentes de quilombolas que vivem na região denunciam constantemente o sofrimento de sanções e ameaças supostamente cometidos pela Marinha, que disputa o território com os descendentes de escravos.

Em setembro último, a Defensoria Pública da União recorreu contra a decisão judicial que havia decidido pela desocupação da comunidade pelos quilombolas. Relatório técnico do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já declarou que os moradores habitam a região antes da implantação da Base Naval.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Bahia Notícias