Feira livre de Gandu é requalificada através de programa da SETRE

A prefeita Dra. Irismá (PCdoB) e a população do município de Gandu, no Sul da Bahia, comemoram a requalificação da feira livre, importante fonte de trabalho e renda da cidade. Em uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE-BA) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), 200 barracas foram reformadas e entregues, dentre as 350 existentes.

Dentre as 200 unidades, 100 serão utilizadas para atender aos comerciantes do setor hortifrutigranjeiro (produtos relacionados a hortas, pomares e granjas) e 50 para o de confecções. Os investimentos são de mais de R$ 670 mil e o projeto está sendo operado pela Cooperativa de Trabalho da Bahia (Cooteba).

A iniciativa faz parte do Programa de Requalificação de Feiras da Superintendência de Economia Solidária da SETRE, que tem por objetivo organizar melhor o espaço do comércio popular para beneficiar, além dos consumidores, os agricultores, empreendedores da economia solidária, artesões e produtores de confecções. Além da organização dos pontos de venda, o projeto ainda instrui os feirantes para a criação de associações e dá a eles preparação para uma melhor gestão.

“Queremos que a feira seja não apenas um negócio para a sobrevivência desses trabalhadores, mas um negócio bem-sucedido”, explica o titular da Superintendência de Economia Solidária, Milton Barbosa. Ele defende é importante investir nas feiras livres porque, principalmente nas cidades do interior, elas são um dos principais acontecimentos públicos.

“É em torno da feira que muitas cidades vivem porque o comércio vive em torno da feira e a população toda frequenta. Esse é o primeiro ano do programa de requalificação de feiras e a experiência é positiva porque a gente já percebe uma melhora na vida dos feirantes”, acrescenta Barbosa.

Além de Gandu, outras três cidades tiveram o comércio popular revitalizado pelo programa: Brumado, Serrolândia e Capela do Alto Alegre. A expectativa do superintendente é de que as ações sejam maiores em 2013. “Vamos fazer uma parceria com a Superintendência da Agricultura Familiar [também da SETRE] e vamos ampliar no ano que vem”, finaliza.

De Salvador,
Erikson Walla