CE: Transplante de coração já tem segunda melhor marca histórica

Em 15 anos, o Ceará reacendeu esperanças de vida nova para 293 pacientes cardíacos transplantados de coração. O recorde de transplantes de coração no Ceará foi registrado no ano de 2008, quando foram realizadas 31 cirurgias. Em 2012, o Estado já registra a segunda melhor marca da história, com 28 transplantes de coração realizados, mais que os 25 de 2009, os 16 de 2010 e os 25 de 2011. 

Há 10 anos, a partir de 2003, o Ceará se estabelece como um dos três estados que mais realizam transplantes de coração no país. Em 2008 e 2009, o Ceará ficou em primeiro lugar em número de transplantes por milhão da população, com 3,8 e 3,0 transplantes. Até setembro deste ano, o Estado registrava, por milhão da população, 3,6 transplantes de coração, figurando em segundo lugar no Brasil, depois do Distrito Federal, com 6,7 transplantes, e à frente do Paraná (2,3) e São Paulo (2,0), de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).

No Ceará, os transplantes de coração são realizados pelo Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, hospital da Secretaria da Saúde do Estado. O HM é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se nos transplantes cardíaco e pulmonar.

Destaque no ranking nacional de transplantes, o Ceará deu este ano uma grande contribuição sensibilização de todo o país para a doação de órgãos, com a participação da adolescente Nívia Castro Alves na campanha do Ministério da Saúde. Com 12 anos de idade e há 8 anos vivendo com um coração transplantado, Nívia está na capa do folder com um sorriso no rosto e o laço verde no peito, símbolo internacional que identifica quem apoia a causa. Em setembro, ela recebeu homenagem no Ministério da Saúde, em Brasília, na solenidade de lançamento da campanha.

Fonte: Sesa