Presença da Venezuela no Mercosul fortalece intercâmbio comercial
O rendimento pleno da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul) é muito importante e faz pensar no futuro rendimento de outros países, afirmou, nesta segunda-feira (31), Raúl Sendez, presidente da megaempresa petroleira uruguaia Ancap.
Publicado 31/12/2012 09:17
Para nós, é uma enorme satisfação o rendimento da Venezuela ao Mercosul, que por sua vez tem gerado ambiente para que se possa pensar no rendimento de outros países da região, precisou em declarações a Prensa Latina.
Opinou que o rendimento venezuelano ao bloco integrado também pelo Uruguai, Argentina e Brasil (a participação do Paraguai permanece suspendida) "facilita muito as coisas de maneira muito importante".
Sandez destacou que se fortalecem tanto o intercâmbio comercial como o intercâmbio cultural entre os países integrantes e recordou que, no bilateral, Venezuela é um dos países para onde mais têm crescido as exportações uruguaias.
Ancap (Administração Nacional de Combustíveis, Álcool e Portland) é uma empresa do Estado que abarca numerosos e diversos produtos e fatura quatro bilhões de dólares por ano (uns 12 milhões de dólares por dia).
Sendez, que preside essa entidade há oito anos, ressaltou que Ancap tem uma relação muito estreita com Petróleos da Venezuela (Pdvsa) desde o ano de 2005. Aparte de um acordo de fornecimento de petróleo ao Uruguai, ambas as empresas têm desenvolvido em comum uma série de negócios de mútuo benefício.
O presidente da Ancap sustentou que "a integração de nossos países sempre vai estar baseada sobre dois pilares: a energia e os alimentos".
No da energia, afirmou, Venezuela tem muito haver, pois tem uma reserva de energia muito importante para todo este continente".
Fonte: Prensa Latina