Premiê britânico ameaça "fazer tudo" pelas Ilhas Malvinas

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou neste domingo (6) que a Grã-Bretanha estaria disposta a lutar, se fosse necessário, para conservar as Ilhas Malvinas, um arquipélago do Atlântico Sul cuja soberania é reivindicada pela Argentina.

Ilhas Malvinas

"Nossa determinação é extremamente forte", disse Cameron ao canal de televisão BBC1, e lembrou que o Reino Unido possui um dos "cinco orçamentos de defesa mais importantes do mundo".

Leia também:
Jornal uruguaio denuncia enclave colonial britânico nas Malvinas

Ao ser perguntado se a Grã-Bretanha lutaria para conservar as Ilhas Malvinas, Cameron respondeu: "É claro que sim, e temos grandes meios de defesa, é absolutamente primordial que tenhamos aviões de caça e tropas mobilizados nas Ilhas Malvinas".

As declarações de Cameron surgiram após a mandatária argentina, Cristina Fernández, publicar no jornal britânico The Guardian uma carta aberta dirigida ao Premiê para pedir que “ponha fim ao colonialismo” e que devolva as Malvinas para os argentinos.

Cameron minimizou imediatamente a carta e afirmou que os moradores das Malvinas, que são britânicos, terão em breve a chance de decidir se desejam ou não permanecer sob a soberania da Grã-Bretanha, em um referendo previsto para o início de março.

O governo argentino reivindica a soberania das Malvinas no dia 3 de janeiro de todos os anos, o aniversário do desembarque das tropas britânicas no arquipélago em 1833. A disputa entre os dois países levou em 1982 a uma guerra de 74 dias que deixou 649 argentinos e 255 britânicos mortos, desde então a Argentina direciona suas reivindicações pela via diplomática.

Durante o 30º aniversário do conflito, em 2012,  a Argentina denunciou a militarização britânica do Atlântico Sul e a exploração de possíveis recursos petroleiros, um dos pontos de disputa.

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera as Malvinas como um enclave colonial no território argentino e em 1961 a Assembleia Geral estabeleceu um Comitê Especial para examinar a aplicação da Declaração sobre a Descolonização das Ilhas Malvinas.

Com Agências