Justina garante condições mínimas para escolas

A nova secretária de Educação do de Natal, Justina Iva, participou de uma reunião, na tarde de ontem (09) para tentar resolver os problemas mais urgentes da rede municipal de ensino. Entre as principais reclamações estão a suspensão da merenda, a falta de funcionários terceirizados e de professores temporários e o fardamento. A secretária garantiu que dará condições mínimas necessárias para acolher os alunos, a partir de 27 de fevereiro, quando começa o ano letivo na rede municipal.

Justina Iva - Arthur Varela
"Temos dívidas de resto a pagar da gestão anterior (2011 e 2012) de R$ 70 milhões, quatro meses de débito com os terceirizados e professores, inadimplência do FNDE e suspensão da merenda, e nenhum dinheiro em caixa para quitar esses débitos. Posso garantir que tendo dinheiro, com a liberação do orçamento deste ano, começaremos a pagar", disse Justiva Iva.

Ela ainda fez um apelo aos gestores para que eles convençam os terceirizados a voltar a trabalhar. "Quem trabalhar este mês vai receber o salário. Infelizmente, os retroativos vão ter que ser pagos aos poucos, pois não há verba", disse a secretária, que oficialmente ainda não assumiu a pasta. Por enquanto quem responde pela Educação é a professora Maria Luiza Figueiredo Nunes Fernandes. Segundo ela, a SME vai conseguir dar adequadas para iniciar o ano letivo.

"Vamos resolver as necessidades mais urgentes, como essa questão da merenda e dos terceirizados. Estamos conversando com os fornecedores e empresas. Algumas já estão se mostrando sensível a situação e darão um voto de confiança a nova secretária de educação", disse Maria Luiza.

Ela disse ainda que o ano letivo de 2012 foi encerrado. Para cumprir a carga horária foram realizadas aulas presenciais e vivenciais. "Não é a melhor maneira, mas foi a saída que encontramos para não prejudicar os alunos", disse a secretária.

A SME ainda está recebendo das escolas os dados sobre a renovação das matrículas dos alunos que já pertencem à rede municipal. Cerca de 60% das escolas já enviaram os documentos, o prazo final é até sexta-feira.

Na próxima semana (14 a 18) será a matrícula dos novatos. Só depois a SME saberá a demanda e quais providencias tomar para atender a todos.

Fonte:
http://tribunadonorte.com.br/noticia/sme-garante-condicoes-minimas-para-escolas/240777