Bahia é o 2º estado em número de mortes durante ataques a bancos

A Bahia apareceu em segundo lugar na lista de estados com maior número de mortes ocorridas durante assaltos e ataques a bancos em 2012, segundo pesquisa feita movimento sindical da categoria, em parceria com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). No período, oito pessoas foram mortas em agências baianas no ano passado.

Em primeiro lugar aparece São Paulo, com 15 casos. No Brasil inteiro, foram 57, o que representa uma média de 4,7 mortes por mês. O número apresenta aumento de 16,3% em relação ao de 2011, quando foram 49 mortes no Brasil, e de 147,8% em relação a 2010, onde foram registrados 23 óbitos.
As maiores vítimas são os clientes. Dos 57 assassinatos, 33 foram de pessoas que utilizavam os serviços dos bancos. Em segundo lugar aparecem os vigilantes (9) e, em terceiro, os policiais (6).

A pesquisa ainda aponta que a maioria dos casos está relacionada à saidinha bancária – modalidade do crime em que os clientes são abordados na saída das agências -, com 30 pessoas mortas. Depois aparecem assaltos a correspondentes bancários, com 9 registros, e assaltos à agências, com oito.

O Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA) explica que os números indicam uma faltam de investimento em segurança por parte dos bancos, cujos investimentos somaram R$ 2,2 milhões. A entidade informou que os lucros líquidos das instituições financeiras foram de mais de R$ 35 bilhões, de janeiro a setembro do ano passado.
De Salvador,
Erikson Walla