Combate ao Incêndio na Chapada Diamantina é intensificado

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estão intensificando às atividades de combate às chamas que consomem parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no centro da Bahia, desde o início da semana. Algumas ações emergenciais estão sendo adotadas para controlar o incêndio.

Uma aeronave já trabalha neste momento emergencial e estão sendo contratados mais dois helicópteros e duas aeronaves air tractor. Além disso, os mais de 30 brigadistas que trabalham para conter o fogo receberão de 50 kits de equipamentos de proteção individual (EPI´s), dois carros com tração 4×4 e um aporte de R$ 20 mil para compra de água e alimentação.
Pelo menos 500 hectares já foram consumidos pelo incêndio, até a última quinta-feira (10/1). De acordo com o ICMBio, as chamas começaram na Serra do Sobradinho, no Vale do Capão, município de Palmeiras, e já chegam à Cachoeira da Fumaça, um dos principais pontos turísticos da região.

A vegetação seca, a falta de chuva e os fortes ventos, comuns na Chapada Diamantina, contribuem para o avanço do fogo.
Bahia sem fogo

O Inema mantém um programa, batizado de Bahia sem fogo, que visa a prevenção e combate às queimadas na região. Segundo o instituto, desde março do ano passado, o programa forma 307 brigadistas em 13 cursos, tanto na região Oeste do estado, quanto Chapada, além de promover o constante monitoramento dos focos de calor nas regiões, a fiscalização preventiva e as ações de educação ambiental.

De Salvador,

Erikson Walla
Fonte Secom-BA