BA:  Pescadores protestam contra plataforma da Petrobras

 Nesta segunda-feira (14/01), mais de 100 embarcações com pescadores da região da Ilha dos Frades, em Salvador, se reuniram próximo ao Terminal de Regaseificação GNL da Petrobras, em protesto contra a empresa

Chamada de “Procissão dos Excluídos”, a manifestação pediu que a empresa ofereça contrapartidas efetivas para as comunidades do entorno da plataforma e a implantação de um programa sustentável de pesca e mariscagem para minimizar os impactos causados pela exploração no local.

Jonatas Spínola, integrante da Colônia de Pescadores Z3 e do Fórum de Pesca, disse que apesar dos mais de 50 anos de exploração, transporte e refino do petróleo, a região não se desenvolveu. “As comunidades tradicionais de pescadores, as maiores afetadas por esse tipo de empreendimento, continuam amargando a dura vida de enfrentar as adversidades. O peixe está sumindo, as áreas de mariscagem já não dão mais o suficiente para o sustento, os royalties vão para os municípios, mas as comunidades não enxergam, de fato, nenhuma melhoria direta”.

O Fórum de Pesca informou que a Petrobras entrou em contato com o presidente da Z3, Antônio Jorge Teixeira, para agendar uma reunião de negociação. Em novembro do ano passado, a categoria chegou a prometer processar a estatal devido a um vazamento na Baía de Todos os Santos.

 

De Salvador,

Ana Emília Ribeiro

Com informações do Bahia Notícias