Lugo oficializa candidatura ao Senado no Paraguai

O presidente destituído do Paraguai, Fernando Lugo, oficializou neste domingo (13) sua candidatura a senador por um setor da esquerda, em eleições internas para o pleito que será realizado em 21 de abril de 2013.

Lugo, eleito presidente em 2008, foi destituído diante de um julgamento político relâmpago no Congresso, em 22 de junho passado. A oposição alegou "mau desempenho de funções", mas diversos países da comunidade internacional questionam a legitimidade do impeachment, que não deu tempo de defesa para o então presidente.

Pairavam dúvidas no Paraguai sobre a possibilidade de Lugo se candidatar novamente a presidente. Apesar de a Constituição paraguaia não aceitar a reeleição, muitos defendiam que ele poderia se candidatar, já que não conseguiu completar seu mandato. Ontem, as especulações se encerraram. 

Lugo é líder da Frente Guazú (Grande, em guarani), uma coalizão de esquerda, hoje dividida em três setores, que não alcançaram unidade para as eleições internas. O candidato para presidente da República pela Frente Guazú é o político Aníbal Carrillo Iramain.

A coligação "Arriba país" elegeu ontem como candidato a presidente o apresentador de televisão, Mario Ferreiro, lançado na política por Lugo, mas que não conseguiu unir a Frente e terminou perdendo o apoio do ex-presidente para Carrillo. 

Um terceiro setor da esquerda que ontem realizou suas eleições internas é "Kuña Pyrendá" (Mulher no Poder, em guarani), que elegeu a ativista política Lilian Soto.

Com Ansa