Publicado 16/01/2013 22:22 | Editado 04/03/2020 16:28
A luta da juventude por seus direitos e conquista de espaço numa sociedade preconceituosa e conservadora, onde o jovem nunca é visto como uma visão de futuro mas sim com um problema. Em vez de políticas públicas para a juventude se aplica a força policial e medidas arcaicas como a redução da maioridade penal.
Foi diante deste cenário, onde o sistema capitalista oprime os povos e mais ainda a juventude, que passa atualmente por um verdadeiro extermínio, que em 1984 surgiu a União da Juventude Socialista (UJS), com o objetivo de lutar por um Brasil socialista e um socialismo com a nossa cara.
A UJS em Potengi já foi considerada uma das maiores do Ceará, por sua garra e pelos mais de 500 filiados. A entidade liderou inúmeras manifestações a favor da juventude e do desenvolvimento do município, fundou a União Municipal dos Estudantes Secundarista de Potengi (UMESP), contribuindo com o fortalecimento das políticas públicas para classe estudantil.
A organização combativa no município que representa a juventude urbana e rural tem sua participação em todos os conselhos municipais e conta com projetos de sua própria iniciativa para beneficiar nosso povo. Hoje nos encontramos com jovens atuantes e engajados na luta por dias melhores organizando a juventude.
Nesse intuito realizamos uma reunião de remanejamentos de cargos, planejamento e articulação, onde ficou definida a nova diretoria:
Presidente: Maria Jany (Estudante de economia da URCA Cariri)
Secretária de Organização: Neila Veriato (secundarista)
Secretário de Finanças: Renato Batista (secundarista)
Secretário de Movimentos Sociais: Ronaldo Ferreira (Estudante de Historia)
Secretário de Formação: Edson Veriato (estudante de pedagogia no CETECS – Brasil)
Secretária de Movimento Estudantil: Clediane Pereira (secundarista)
*Valdivino Neto é secretário de formação da UJS – CE