Foro de São Paulo declara apoio à reeleição de Rafael Correa

Os partidos integrantes do Foro de São Paulo reunidos nesta sexta-feira (17) em Quito assinaram uma resolução de apoio ao presidente equatoriano, Rafael Correa, e à Revolução Cidadã nas eleições de fevereiro próximo.

"Os partidos abaixo-assinados, presentes na reunão do Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo em Quito, saúdam os seis anos de Revolução Cidadã no Equador, pelos êxitos que trouxeram mais democracia, justiça social e soberania do povo equatoriano", disse o comunicado.

"Saudamos também as ações do governo equatoriano em favor de uma nova ordem mundial e em favor da integração regional".

Em especial, destacam "o papel que teve e continua tendo o Equador na Alternativa Bolivariana dos Povos de Nossa América (Alba), a União de Nações Sul-americanas (Unasul) e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac)".

"Nas próximas eleições presidenciais, os partidos que assinam esta nota, integrantes do Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo, declaram apoio ao presidente Rafael Correa, que conta com um imenso respaldo popular", afirma o Foro de São Paulo.

Os partidos sublinham que esse apoio é "produto das políticas implementadas pelo governo de Rafael Correa, expressando ainda a certeza de que em seu próximo mandato, o presidente seguirá aprofundando os êxitos já alcançados e garantindo novas conquistas nessa direção".

Na reunião participaram representantes de partidos e movimentos políticos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Rafael Correa, presidente equatoriano e candidato à reeleição pelo Movimento Aliança PAIS, no poder, manteve um encontro com os delegados dos partidos e movimentos políticos participantes na reunião do Foro de São Paulo.

A reunião do Grupo de Trabalho decidiu que o 19º Encontro do Foro de São Paulo será realizado na cidade de São Paulo, Brasil, de 31 de julho a 4 de agosto de 2013

Prensa Latina; tradução da Redação do Vermelho