Programa contra a seca contempla Territórios de Identidade
Na segunda-feira (21/01), a Defesa Civil do Estado (Cordec) começa a visitar os territórios de identidade da Bahia com o intuito de orientar os gestores municipais para discutir e pactuar, junto com os consórcios públicos, um plano de ação de atendimento emergencial contra a seca. O objetivo é minimizar os efeitos da estiagem e levantar as demandas locais
Publicado 18/01/2013 19:49 | Editado 04/03/2020 16:17
As primeiras regiões a serem visitadas são Bacia do Jacuípe, Consórcio Portal do Sertão e Sisal. Os encontros serão, respectivamente, nas cidades de Quixabeira (21), Amélia Rodrigues (22) e Itiúba (24). Segundo o coordenador da Defesa Civil, Salvador Brito, essa etapa do trabalho é importante, porque, a partir de agora, novos gestores estão assumindo as prefeituras e é importante atualizá-los sobre as mudanças na legislação que organiza o Sistema Nacional de Defesa Civil, entre outros aspectos.
Durante os encontros, será discutido também o planejamento para abastecimento de água, distribuição de comida para as famílias em situação de vulnerabilidade alimentar, além de outras demandas. A Codec tem atuado através de ações emergenciais, a exemplo de limpeza de aguadas, operação de abastecimento de água por meio de carros-pipa, distribuição de alimentos e instalação de cisternas e de sistemas simplificados de abastecimento de água.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secom-BA