Ato celebra Dia do Combate à Intolerância Religiosa

 Secretaria da Igualdade Racial e Prefeitura de São Paulo vão reunir personalidades religiosas como Padre Marcelo, Leci Brandão e Jamily no Anhangabaú.

Netinho de Paula

 
Para dar início aos eventos comemorativos de 459 anos da cidade de São Paulo, Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir) realizará um show para celebrar o Dia do Combate à Intolerância Religiosa, no próximo dia 21 de janeiro, no Vale do Anhangabaú.

O evento servirá também para lançar oficialmente a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, além de anunciar a portaria que vai constituir o Grupo de Trabalho para a criação do Fórum Inter-Religiosa.

O secretário Netinho de Paula – autor da lei que institui a data a ser comemorada no calendário oficial da cidade – pretende reunir representantes de diversas religiões em show gratuito, aberto ao público. Estão confirmadas as presenças do Padre Marcelo Rossi (Igreja Católica), da cantora e deputada estadual Leci Brandão (Tradições de Matriz Africana), da cantora Jamily (Igreja Evangélica), do Olodum; e dos grupos Art Popular, Samprazer e Katinguelê.

“Enquanto vereador criei o Dia do Combate à Intolerância Religiosa na cidade. Hoje, à frente da pasta que vai lutar contra a desigualdade, fico feliz por reunir líderes religiosos em um ato respeitoso de confraternização perante à população de São Paulo. É um dia para reflexão sobre
a liberdade de crença em nosso país”, afirma o secretário Netinho de Paula.

Vanguarda

Outro comunista durante a Assembleia Constituinte, de 1946, lutou para que, em um país marcado pela amalgação étnica e racial, o Estado pudesse assegurar a liberdade de cultos. Trata-se do escritor Jorge Amado, que em seu mandato de deputado federal (1945-1948) travou uma grande luta para incorporar a liberdade religiosa e de culto, em vigor até hoje e que assegura o direito de exercer rituais de fé.


Serviço – Dia do Combate à Intolerância Religiosa

21 de janeiro, às 18h
Local: Vale do Anhangabaú
Centro – São Paulo – SP
Apresentação: Rappin Hood

Ana Flávia Marx, com informações da assessoria de imprensa da Sepir