Documentário Mulheres de Axé será lançado em Salvador
Nesta segunda-feira (21), será lançado o documentário Mulheres de Axé: vozes contra a intolerância, às 19h, no Ilé Òsùmàrè Aràká Àse Ògòdó (Casa de Òsùmàrè – Vasco da Gama), em Salvador. Realizado pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN), o filme retrata a história de mulheres religiosas do Candomblé, a exemplo de Mãe Stella, Makota Valdina Pinto e a yalorixá Jaciara Ribeiro, símbolo da luta contra a intolerância religiosa na Bahia.
Publicado 21/01/2013 16:08 | Editado 04/03/2020 16:17
No documentário, são apresentados depoimentos sobre o debate da intolerância religiosa, mesclados com as histórias de vida de personalidades que empenham esta luta em seu dia-a-dia. Além disso, é abordado o significado do dia 21 de janeiro (Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa), as dificuldades enfrentadas por serem do Candomblé e as experiências vividas com empreendedorismo como mecanismo de sobrevivência.
Oficializada pela Lei nº 11.635, o dia 21 de janeiro é emblemático para o povo de santo por homenagear a Ialorixá Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, que teve seu Terreiro, no bairro de Itapuã, em Salvador, invadido por evangélicos em ato de intolerância religiosa no ano de 2001.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências