Equipe da Setre é designada para atender demitidos da Azaléia

Uma equipe formada por 10 técnicos da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), foi deslocada de Salvador para dar suporte à realização, através da Rede SineBahia, do atendimento ao seguro-desemprego dos trabalhadores demitidos da empresa Vulcabrás/Azaléia, na região de Itapetinga.

Iniciada no último dia 06, a ação já realizou mais de 646 atendimentos de trabalhadores oriundos da Vulcabrás/Azaléia. As recepções são feitas nas unidades do SineBahia dos municípios de Itororó, Itambé e Itapetinga. O atendimento vai até o dia 02 de março.

Além do atendimento ao seguro-desemprego, a equipe é responsável pela aplicação de um formulário de identificação de perfil empreendedor e elabora um diagnóstico profissional dos trabalhadores habilitados ao seguro-desemprego, a partir da análise dos formulários preenchidos no momento da recepção.

O fechamento das 11 unidades do parque industrial da Vulcabras/Azaléia, na região de Itapetinga, atingiu as cidades de Caatiba, Itambé, Macarani, Itororó, Iguaí, Potiraguá, Ibicuí, Itaranti e Firmino Alves, interior da Bahia. Ao todo, cerca de 3.500 operários foram demitidos.


Seguro Desemprego

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovaram a ampliação, em mais duas parcelas, do seguro desemprego para trabalhadores demitidos da Vulcabras/Azaléia. O pleito foi proposto pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, na reunião do Codefat do dia 13 de dezembro do ano passado.

De acordo com estimativa feita pelo Sindicato dos Trabalhadores do setor calçadista de Itapetinga e região, pelo menos 80% dos 3.500 trabalhadores demitidos têm direito ao pagamento de cinco parcelas do seguro desemprego (aqueles com mais de dois anos de empresa). Com o pagamento das duas parcelas adicionais, cerca de R$ 3,5 milhões serão injetados na economia local.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre