Farc e governo colombiano reiniciam diálogos de paz em Cuba

Representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) e do governo de Juan Manuel Santos reiniciam nesta quinta-feira (31) em Cuba, o quarto ciclo de diálogos para a paz, depois de recesso de uma semana.

Paz na Colômbia

No fim da terceira rodada de conversas, em 24 de janeiro, ambas partes divulgaram um comunicado conjunto no qual consideraram que o diálogo avança bem e que chegaram a pontos de coincidência, apesar de algumas diferenças persistirem.

Leia também:
Farc enviaram mensagem à Cúpula da Celac no Chile

De acordo com o documento, os pontos convergentes se referem à erradicação da pobreza rural e a uma transformação da realidade do campo, onde são necessários programas integrais destinados a democratizar o acesso à terra.

Até o momento, a mesa de conversas iniciada em 19 de novembro esteve concentrada no tema do desenvolvimento rural, o primeiro de uma agenda de seis pontos de comum acordo entre as partes.

Durante o último ciclo, os guerrilheiros anunciaram uma posição preliminar com respeito ao assunto, que contém dez propostas entre as quais se destaca a realização de uma reforma rural e agrária integral, sócio-ambiental, democrática e participativa, além da melhoria das condições de vida no campo.

Por sua vez, o Governo qualificou sua política agrária de avançada, audaz e nova, e afirmou que "serão feitas respeitando o direito privado, respeitando a propriedade e respeitando os direitos adquiridos de boa fé".

Além do tema da terra, os outros pontos que as partes deverão abordar são a participação política, o fim do conflito armado, a solução ao problema das drogas ilícitas, os direitos das vítimas e os mecanismos de verificação e de referendo para legitimar os acordos feitos na mesa.

Fonte: Prensa Latina