João Ananias: Juros dos créditos rurais têm de ser diferenciados

“É inaceitável que a taxa de juros dos encargos financeiros para o crédito rural, de quem sofre as consequências da seca, seja igual ao dos créditos comercial, industrial e de serviços”. A observação foi feita pelo deputado federal João Ananias (PCdoB-CE), acrescentando que vai solicitar ao Banco Central e aos Ministérios da Integração Nacional e da Fazenda que os valores contidos na Resolução do Banco Central, de janeiro deste ano, sejam revistos.

O Parlamentar vai atender a reivindicação feita pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), por meio do presidente, Flávio Viriato Saboya Neto. A Resolução do BC define novos parâmetros para os encargos financeiros e o bônus de adimplência das operações que serão realizadas com recursos do Fundo Constitucionais de Financiamentos no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013.

João Ananias defende valores diferenciados para o crédito rural, levando em conta os agravantes da seca. Ele observa ainda que, embora a taxa de juros seja reduzida no primeiro semestre deste ano, os mutuários que contraíram operações anteriores à Resolução, com taxas de juros mais elevadas, não serão contemplados pela medida. “Com tantas dificuldades, mesmo assim eles vão permanecer com as taxas de juros já pactuadas”, ressalta.

O Parlamentar diz que outro agravante diz respeito ao bônus de inadimplência de 15%, independente de quem seja o tomador do crédito, seja no semiárido ou fora dele. “É preciso levar em consideração as diferenças regionais. Somos desiguais em relação ao Sul, Sudeste e Centro Oeste”, lembra.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)