Comitê Estadual pela Verdade realiza mais um encontro nesta sexta

 

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de investigação das violações de Direitos Humanos cometidos pelo Estado brasileiro, entre 1946 e 1988, no Rio Grande do Norte, o Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça realiza na próxima sexta-feira, 22 de fevereiro, mais uma Reunião Ordinária. O Encontro acontece no auditório do IFRN de Cidade Alta e objetiva discutir formas de dar agilidade aos trabalhos de publicação, bem como debater a implantação das Comissões da Verdade no âmbito do estado e do município de Natal, a promoção de debates nas Escolas Públicas e a formação de uma rede de jornalistas.

Durante os debates, será discutida a entrega de um Relatório Parcial sobre a Violação dos Direitos Humanos no Estado à Comissão Nacional da Verdade durante visita ao Rio Grande do Norte. A expectativa é de que este documento seja a base do Relatório RN:Nunca Mais, a ser lançado no primeiro semestre de 2014.

O Comitê Estadual pela Verdade

Após a instalação a nível nacional, da Comissão Nacional da Verdade, em maio de 2012, foram formados comitês em diversos estados e municípios, para que seja dada continuidade ao processo histórico de consolidação da promoção e defesa dos Direitos Humanos, de maneira a assegurar a completa justiça de transição, que pressupõe quatro tarefas fundamentais, segundo a definição da Organização das Nações Unidas (ONU): a reforma das instituições para a democracia; o direito à memória e à verdade; o direito à reparação e o adequado tratamento jurídico aos crimes cometidos no passado.

No Rio Grande do Norte, o Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça do Rio Grande do Norte foi constituído em julho de 2012, com o desafio de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período fixado no art. 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

O trabalho do Comitê objetiva contribuir para a compreensão do passado e das lutas e sonhos de toda uma geração que teve o seu projeto de vida interrompido pelo autoritarismo, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional.

Serviço

Local da Reunião: Auditório do IFRN Av. Rio Branco, 743, Cidade Alta
Hora: 18:00 Horas

Maiores Informações:

Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do RN
Fones: 084 9977.8702 e 3211.5428 (Roberto Monte) e 9914.0510 (Jana Sá)
Home Page: http://www.dhnet.org.br/verdade/rn.html
Facebook: www.facebook.com/dhnetdh
Twitter: dhnetdh
Email: [email protected]

De Natal, Jana Sá