Ex-deputados distritais dominam política no DF

Em janeiro de 1991, 24 representantes dos mais expressivos setores do Distrito Federal assumiram de forma inédita um mandato conferido por voto popular na capital do país. Pode-se dizer, no entanto, que, agora, mais do que nunca, esse grupo está simbolizado no poder.

Dois deputados distritais da primeira legislatura, Agnelo Queiroz (PT) e Wasny de Roure (PT), são os chefes dos poderes Executivo e Legislativo, respectivamente. O vice-governador, Tadeu Filippelli (PMDB), também inaugurou a vida pública no parlamento local. Elegeu-se no segundo mandato da Casa. Pela primeira vez na história, os três políticos mais poderosos do Distrito Federal são egressos da Câmara Legislativa.

Os governadores anteriores tiveram origem distinta. Joaquim Roriz (sem partido) começou como vereador e deputado federal por Goiás. Cristovam Buarque (PDT) ficou conhecido no DF depois de quatro anos na reitoria da Universidade de Brasília (UnB). O primeiro mandato de José Roberto Arruda (sem partido) foi no Senado. Maria de Lourdes Abadia (PSDB) esteve na primeira legislatura da Câmara, mas já tinha sido eleita deputada federal anteriormente — a única entre os 24 distritais com experiência parlamentar. Os demais eram neófitos que participaram da elaboração da Lei Orgânica do DF, do regimento interno e das primeiras leis distritais.