Prefeito vai apresentar a mensagem

 

O prefeito Carlos Eduardo fará hoje, na Câmara, a primeira leitura de mensagem aos vereadores, após o início do atual mandato. O chefe do Executivo visitará o Legislativo Municipal e encontrará um cenário adverso, já que a base aliada conta com apenas oito parlamentares, dos 29 eleitos. Por isso o tom da mensagem deverá ser de convocação em prol de projetos para a cidade. Carlos Eduardo confirmou que levará também para os vereadores um diagnóstico da situação na qual encontrou a Prefeitura de Natal. No entanto, ele ponderou que o quadro ainda é momentâneo, uma vez que há situações em apuração. Esses levantamentos ainda foram totalmente não concluídos.

"Pela primeira vez, depois de 45 dias que assumimos a Prefeitura, vou falar de algumas coisas de como nós encontramos. Mas não é nada definitivo porque outras coisas continuam aparecendo", disse o prefeito Seria um retrovisor (olhar para o passado)? "O documento não é só retrovisor. Ele (o retrovisor) é necessário, mas absolutamente necessário também é apontar caminhos", respondeu o gestor.

Ele afirmou que espera manter com a Câmara uma relação de apoio. Para o prefeito, o desejo da população é ver todas as instituições se apoiando umas as outras. "A gente precisa superar a situação. Nunca houve na história de Natal um prefeito que tenha herdado tantas dificuldades como as que estou enfrentando. Há compreensão disso tanto das instituições quanto da população", ressaltou o prefeito Carlos Eduardo.

O gestor observou que há um desejo de todos para resgatar a cidade. Ele ainda lembrou de que no próximo ano a cidade de Natal ganhará a mídia mundial, com a promoção de jogo da Copa do Mundo. "A cidade não pode ficar mais na falta de autoestima, sem coleta de lixo, sem malha viária, sem a saúde funcionando, sem educação", comentou. Carlos Eduardo também chamou atenção para a importância das obras de mobilidade.

"Há uma torcida geral e a Câmara está sintonizada com isso", disse o prefeito. Ele lembrou que já esteve reunido com o presidente da Câmara, vereador Albert Dickson, por três vezes e teve reiteradamente a posição de que o Legislativo irá colaborar com a administração. "O presidente da Câmara me assegurou que a Casa vai cumprir o seu papel de colaborar para tirarmos a cidade do caos em que mergulhou. Contamos com o apoio de instituições como o Ministério Público e de toda população", completou Carlos Eduardo.

Base aliada não conta com maioria

O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) vai iniciar a gestão no Executivo municipal com minoria na Câmara Municipal de Natal (CMN). Dos 29 parlamentares eleitos, 19 são de partidos que foram adversário do prefeito nos dois turnos da campanha. Há, nesta legislatura, oito vereadores que compõem legendas do prefeito ou aliados. Além disso, dois – os petistas Fernando Lucena e Hugo Manso – se alinharam ao PDT somente no segundo turno da eleição.

Dado o histórico que remonta a uma relação turbulenta com os vereadores da CMN, o pedetista precisará se esforçar para conseguir viabilizar, no Legislativo municipal, projetos essenciais ao funcionamento do município. Para este ano, entrarão para a pauta de votação do legislativo pelo menos dois projetos de elevado interesse da sociedade natalense, porque influenciam diretamente no cotidiano da cidade. São eles a revisão do Plano Diretor de Natal e a autorização para licitação do transporte público municipal.

Os parlamentares da Câmara Municipal já sinalizaram para um cenário de certa forma animoso, quando após quatro anos de folga reduziram a margem de remanejamento do orçamento da Prefeitura para 5%. Isso quer dizer que o chefe do Executivo dependerá de anuência dos vereadores para movimentar qualquer soma nas finanças depois que abater o percentual disponível. Carlos Eduardo afirmou que a minoria no legislativo não o preocupa porque a população vai ser chamada para acompanhar cada passo da administração. "Quem estiver do lado de Natal vai saber como se posicionar, quem não estiver que preste contas à população", disse ele.

A secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira, tem externado a mesma linha de pensamento. Segundo ela, serão disponibilizados aos cidadãos os projetos, idéias e ações da atual administração. E sobre os vereadores, ela assinalou que a política do "toma lá dá cá" é coisa do passado. "A Câmara tem que ser e deve ser um Poder forte e independente. Mas é preciso responsabilidade e compromisso social", frisou.

Escolha do líder do prefeito está indefinida

O prefeito Carlos Eduardo fará a sua primeira leitura da mensagem anual na Câmara Municipal de Natal ainda sem ter escolhido o vereador que será líder da sua bancada. O gestor enfrenta no Legislativo uma situação adversa já que apenas oito vereadores, dos 29 parlamentares, foram eleitos pela ala governista.

Carlos Eduardo confirmou que se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, vereador Albert Dickson. No encontro, o presidente do Legislativo apresentou o nome do vereador Júlio Protásio (PSB) como indicação para ser o líder do prefeito na Câmara. Na reunião, Dickson chegou a observar que apóia o nome de Protásio, inclusive por ele ser o mais articulado da bancada.

"Ouvi o presidente da Câmara, mas ainda não decidi nada. Na próxima semana (esta semana) estarei vendo isso", comentou o prefeito. A indicação de Júlio Protásio traz o aval da bancada do PSB, partido da vice-prefeita de Natal Wilma de Faria.

Fonte: Tribuna do Norte