Asean iniciará negociações para integração econômica em 2013

A Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e seus sócios regionais mergulharão este ano nas negociações que devem chegar a um acordo de integração econômica antes de 2016.

Assim afirmou uma funcionária governamental vietnamita ao ser indagada sobre a conferência de ministros de economia da Asean, que acontecerá em Hanói, capital do Vietnã, com uma agenda centrada nessa perspectiva.

Nguyen Thi Quynh Nga, subdiretora do Departamento de Comércio Internacional do Ministério de Indústria, destacou que o objetivo do encontro, de 6 a 9 de março, será a criação da maior região comercial do mundo.

Ela apontou que o conjunto de participantes do futuro projeto representa a metade da população e um terço do produto interno bruto mundiais.

Nesse cálculo, estão reunidos os 10 países do Sudeste Asiático e a China, Coreia do Sul, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Índia, com os quais o bloco assinou acordos de livre comércio.

Durante a reunião, serão analisadas medidas adequadas para promover a colaboração com os sócios externos e serão aprovados protocolos sobre modificação de alguns tratados econômicos e do convênio de investimento integral da Asean.

Em coletiva de imprensa, o vice-ministro de Indústria, Nguyen Cam Tu, informou que no dia 8 de março será realizado o tradicional retiro de reflexão dos participantes na conferência, em paralelo com a cúpula empresarial Asean-União Europeia.

Fonte: Prensa Latina