Ásia aprofunda integração econômica, com 1/3 do PIB mundial 

A Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e seus parceiros regionais começam o ano em negociações conducentes a um acordo de integração econômica, em encontro a ser realizado de 6 a 9 de março em Hanoi, capital do Vietnã. 

A informação é de uma oficial vietnamita, Nguyen Thi Quynh Nga, subdiretora do Departamento de Comércio Internacional do Ministério da Indústria, que pontuou que o objetivo do encontro será a criação da maior zona comercial do mundo.

As negociações serão realizadas a nível ministerial, ou seja, pelos ministros da Economia da Asean, com uma agenda centrada nesta perspectiva.

A subdiretora ressaltou que o conjunto de participantes no projeto futuro representa a metade da população e um terço do produto interno bruto (PIB) mundial.

Neste cálculo, soma os 10 países do Sudeste Asiático e a China, a Coreia do Sul, o Japão, a Austrália, a Nova Zelândia e a Índia, com os quais o bloco firmou acordos de livre-comércio.

Durante a programação da reunião se analisarão medidas adequadas para promover a colaboração com os mencionados parceiros externos, e aprovar-se-ão protocolos sobre as modificações de alguns tratados econômicos, além de uma mudança no convênio de investimento integral da Asean.

Em uma coletiva de imprensa anterior, o vice-ministro da Indústria, Nguyen Cam Tu informou que em 8 de março se realizará o tradicional retiro de reflexão dos participantes na conferência, em paralelo com o encontro empresarial Asean-União Europeia.

Com Prensa Latina