Brasil investirá quase R$ 6 milhões no combate ao tráfico humano

O plano nacional de combate ao tráfico de pessoas é uma proposta desenvolvida pelo Ministério da Justiça e prevê o investimento de quase R$ 6 milhões na criação de postos de atendimento e na capacitação de agentes. As unidades deverão ser instaladas em portos, aeroportos e rodoviárias, em cidades que fiquem próximas as fronteiras do Brasil com outros países.

O 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi lançado em 26 de fevereiro e deverá ser implantado a partir deste ano, com uma duração prevista para até o ano de 2016.

As ações que serão aplicadas pelo governo federal visam capacitar profissionais, instituições e organizações envolvidas com o enfrentamento ao tráfico de pessoas e isso inclui profissionais da saúde familiar, que podem ajudar na identificação de áreas de vulnerabilidade onde costumam ser aliciadas as vítimas, profissionais da educação e da segurança pública.

Outro ponto considerado muito importante é a conscientização das pessoas, levando informações e demonstrando que é fundamental o apoio da população, principalmente através de denúncias. O governo pretende colocar ainda em pauta, junto aos países vizinhos, discussões sobre o tema e sobre medidas que ajudem a coibir este tipo de crime. O objetivo também é garantir apoio às vítimas identificadas no exterior, com orientação jurídica e acompanhamento de todos os casos.

Também deverão ser criadas novas delegacias especializadas no combate a crimes contra os direitos humanos.

Os principais casos de tráfico humano são: o sequestro de crianças, a exploração sexual de mulheres e o tráfico de órgãos. De acordo com dados do Ministério da Justiça, Suriname, Holanda, Suíça e Espanha são os países em que mais brasileiros foram encontrados nestas situações. Nos últimos sete anos, mais de duas mil pessoas vítimas de tráfico humano foram identificadas.

Fonte: Da Redação, com informações do The Christian Post