João Ananias defende divisão dos royalties do petróleo

Com a derrubada do veto da Presidente Dilma pelo Congresso Nacional estaremos fazendo justiça com estados e municípios mais pobres desse Brasil tão rico, porém tão diverso. A observação foi feita pelo deputado federal João Ananias, nesta quarta-feira (06/03), na Tribuna da Câmara. A votação dos vetos dos royalties do Petróleo foi realizada na noite desta quarta-feira e o resultado deverá ser conhecido ainda hoje (07).

João Ananias destacou que não há outra alternativa que não seja derrubar os vetos. “Manter as riquezas concentrada em poucos Estados é reproduzir as desigualdades interregionais históricas que decisões políticas anteriores perpetuaram”. Confira a seguir a íntegra do discurso:

“Como nordestino, representando muitas esperanças de prefeitos, lideranças municipais, vereadores, dos governadores e do nosso sofrido povo, quero reafirmar minha confiança que finalmente hoje resolveremos a questão dos royalties do Petróleo.

Com a derrubada do veto da Presidente Dilma, hoje pelo Congresso Nacional, estaremos fazendo justiça com Estados e Municípios mais pobres desse Brasil tão rico, porém tão diverso. Manter as riquezas concentrada em poucos Estados é reproduzir as desigualdades interregionais históricas que decisões políticas anteriores perpetuaram.

O Brasil, de 2002 para cá, se choca com o “status quo” da atual divisão dos royalties do Petróleo. O modelo implantado com o advento do Presidente Lula, que passou a investir mais nas regiões mais pobres e enxergar melhor os mais sofridos do nosso Povo, resultando em significativos avanços com sensível redução das injustiças sociais.

Os derivados do nosso petróleo não poderiam permanecer tão mal repartidos como estão hoje. Não nos restava outra alternativa senão esta que deflagraremos daqui a pouco, derrubando o veto da nossa Presidenta. Não estamos querendo tomar nada de ninguém, queremos apenas o que é nosso.

Era só Sr. Presidente”.

Fonte: Assessoria do deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)