Royalties: João Ananias comemora derrubada dos vetos

Na Tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (07/03), o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) destacou a vitória da derrubada dos vetos da Presidente Dilma em relação aos royalties do petróleo. Ele ressaltou que os números refletem o grau de mobilização e comprometimento com a causa. Na Câmara, foram 354 votos a favor e apenas 40 contra. No Senado, 54 senadores votaram contra o veto e apenas 7 a favor.

João Ananias observou que derrubar os vetos é fazer justiça com os estados e municípios mais pobres do País. “Parabenizo os deputados e senadores que honraram a sagrada representação conferida pelo voto popular, fazendo justiça com Estados e Municípios mais pobres, dividindo melhor as riquezas do nosso Brasil”.

Discurso na íntegra

Não poderia deixar de destacar o momento histórico acontecido ontem nesta Casa, quando após inúmeras tentativas por parte da Bancada do Rio de Janeiro e Espírito Santo, foi aprovada a derrubada dos vetos da Presidente Dilma em relação aos Royalties do petróleo. A ampla maioria, 354 votos a favor e apenas 40 contra, por si só reflete o grau de mobilização e comprometimento por esta causa. No Senado não foi diferente, 54 senadores votaram contra o veto e apenas 7 a favor.

É plenamente compreensível a defesa aguerrida, pela manutenção dos privilégios, pelas bancadas dos estados acima citados, porém alguns argumentos chegaram às raias do ridículo. Falar que se estabeleceu uma guerra ou crise que comprometeria a própria Federação Brasileira, é um absurdo. Então, os interesses de dois Estados em detrimento de 24 outros, além do Distrito Federal, vão gerar turbilhões na harmonia entre os estados?

É muita presunção, além de uma visão egoística, egocêntrica com a qual a folgada maioria dos Deputados e Senadores não concordou. Ouvimos de diversos Parlamentares, quando os argumentos se esvaíram, o surrado e antidemocrático atalho representado por claras ameaças de recorrerem ao Supremo Tribunal Federal. Uma decisão respaldada por esta inquestionável maioria no Congresso Nacional como pode ser modificada? Afinal, a decisão foi tomada pelo poder que a Constituição Brasileira exclusivamente reservou o papel de legislar, que é o Congresso Nacional.

Parabéns aos Deputados e Senadores que honraram a sagrada representação conferida pelo voto popular, fazendo justiça com Estados e Municípios mais pobres, dividindo melhor as riquezas do nosso Brasil.

Era só Sr Presidente.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)