José Bertotti participa de premiação na área de TI em Hanover

O Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado, José Bertotti, esteve presente na CeBIT, em Hanover, Alemanha, uma das maiores exposições comerciais do mundo na área dos serviços de telecomunicações digitais e TI para cerimônia de premiação da Joystreet, empresa pernambucana, no European Seal of e-Excellence que aconteceu ontem(05/03).


José Bertotti (à direita) representou a Sectec no evento

Este ano, foram premiadas 31 empresas de todo o mundo em três categorias: platinum, gold e silver. Apenas três destas são da América do Sul.

“Estamos aqui, representando a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, porque sabemos a importância para nosso Estado que empresas pernambucanas sejam reconhecidas pela boa qualidade do serviço e produto, mas, sobretudo, pela capacidade de criar, de inovar”, afirmou José Bertotti.

“Ficamos muito satisfeitos em saber que nós, da secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, estamos contribuindo para que as empresas tenham apoio e novas perspectivas. No caso da Joystreet, o Governo de Pernambuco lançou o desafio, através da Secretaria de Educação e todas as empresas que fazem parte do projeto desde o início eram embarcadas no Porto Digital e no ITEP, duas instituições que compõe o Sistema da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco” completou o Secretário Executivo.

Em 2008, em resposta a solicitação da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, três startups pernambucanas, embarcadas no Porto Digital, a Manifesto, Mean Time e a Jynx, além do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. formaram um consórcio que desenvolveu a Olímpiada dos Jogos Digitais e Educação, uma plataforma de rede social e jogos digitais que estimula os processos de aprendizagem entre alunos e professores do ensino básico através do diálogo e da diversão em um ambiente Web. Ainda em 2008 aconteceu a primeira edição da Olimpíada na Rede Estadual de Educação de Pernambuco.

O consórcio inicial foi transformado numa nova empresa, a Joystreet, que manteve como acionistas todas as instituições envolvidas no início do projeto. Foi pelo reconhecimento da OJE que a Joystreet acaba de receber o selo ouro do European Seal of e-Excellence. A primeira empresa brasileira a ser agraciada com esse prêmio.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia é responsável pela elaboração de políticas na área de ciência, tecnologia e educação superior do governo de Pernambuco e funciona em um sistema formado por várias instituições importantes que se guiam por quatro eixos estratégicos: o fortalecimento do Sistema Estadual de ciência, Tecnologia e Inovação; a promoção de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas; pesquisa, desenvolvimento e Inovação em áreas estratégicas; e por fim, ciência, tecnologia e Inovação para a inclusão social e o desenvolvimento das regiões do estado. Para cada eixo há diversas linhas de ação.

Faz parte desse Sistema o Porto Digital que é hoje um dos mais importantes polos de tecnologia do país de referência internacional. Atualmente o Porto Digital reúne mais de 130 empresas de Tecnologia da Informação que geram mais de quatro mil empregos diretos.

Fonte: Sectec-PE