René González envia carta em solidariedade ao povo venezuelano

O antiterrorista cubano René González, um dos Cinco Patriotas condenados injustamente nos Estados Unidos e que está em liberdade condicional, enviou nesta quinta-feira (7) uma mensagem de solidariedade para o povo venezuelano, após a morte do presidente Hugo Chávez, que qualificou como “um grande bolivariano”.

René González - CubaDebate

Através de uma carta, manifestou ter fé nos venezuelanos “e em que suas lágrimas se fundiram com as de todos que choramos para dar ao mundo uma lição de patriotismo. Hugo Chávez, nosso comandante, está vivo no coração de cada filho digno da Venezuela”. 

Leia também:
Hugo Chávez é homenageado durante Marcha a Brasília

Aos familiares e companheiros do líder da Revolução Bolivariana, René González estendeu um abraço em seu nome e dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos. 

Destacou que sempre teve “a esperança de que [Chávez] com esse espírito indomável, nos voltaria a dizer sua firma “por agora” e que logo, levantando-se sobre as feridas de seu corpo, o soldado se incorporasse para continuar guiando todo um continente para o futuro de justiça”.

A juízo de González, o preço de ser bolivariano “é o de extinguir-se como o Libertador, como o vulcão que tudo incendeia para depois apagar-se subitamente”

Destacou que apesar do falecimento do comandante Hugo Chávez se “converte em farol que nos mostra inequivocamente o horizonte que um dia chegaremos para render-nos a seus pés em perpétua homenagem, as correntes quebradas e o fazer martiano das nações livre como ofereça”.

“Por agora Comandante, mas Até a Vitória Sempre”, concluiu a carta.

Cuba deu apoio necessário nas viagens que o comandante realizou a essa nação para submeter-se a intervenções cirúrgicas, receber tratamentos de quimio e radioterapia ou para revisões médicas. A última estadia de Chávez na ilha foi de 10 de dezembro de 2012 até 18 de fevereiro.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, faleceu na última terça-feira (5) após ter batalhado quase dois anos contra um câncer na região pélvica. Seu corpo será velado na Academia Militar de Caracas.

Está previsto que na sexta-feira (8) se realize uma cerimônia oficial do Estado, onde assistirão presidentes e representantes de governos de distintas nações que começaram a chegar na Venezuela.

Fonte: TeleSur