Bigardi elogia iniciativa de criação de fundo para AUJ
Em reunião realizada na tarde da segunda-feira, 11, o vice-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa), Luiz José Pedrett, anunciou que nos próximos dias será enviado à Assembleia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei que cria a o fundo de recursos para a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).
Publicado 13/03/2013 12:02 | Editado 04/03/2020 17:16

Anfitrião da reunião, o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, considerou o anuncio uma boa notícia. “Quando estava na Assembleia Legislativa, eu e outros parlamentares cobramos esta inclusão e agora recebemos com satisfação que a iniciativa está avançando”, acrescentou.
Bigardi fez um resumo da trajetória do processo de aprovação da AUJ. Ele lembrou de um primeiro estudo que realizou quando foi funcionário público da Secretaria de Planejamento de Jundiaí. Depois houve a apresentação do projeto de lei, feita pelo deputado estadual e ex-prefeito Ary Fossen, morto em 2012, e o envolvimento de outros parlamentares, como Enio Tatto, Beto Trícoli e Vanessa Damo.
“Como membro do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa participei para que a Aglomeração Urbana fosse aprovada e tivemos o apoio de diversos colegas independentemente do partido. E esta será a maneira que iremos trabalhar: em unidade, com a participação de todos os prefeitos que trarão as suas experiências em gestão e os projetos para a integração regional”, finalizou Bigardi.
O secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita destacou que a Aglomeração Urbana possibilita fazer um raio x das situações das cidades e desta forma buscar soluções conjuntas para os problemas. “A AUJ não é de um partido ou de outro. Ela agora tem o partido regional. É da região e as secretarias de governo estarão à disposição para auxiliar no desenvolvimento do Estado de São Paulo."
Mudança no comando da AUJ
O prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, foi eleito, por aclamação, presidente da AUJ durante a reunião de segunda. A vice-presidência ficou com José Roberto de Assis, de Campo Limpo Paulista. O mandato de ambos é de um ano. A reunião, que definiu os nomes, foi realizada no Paço Municipal e coordenada pelo secretário Edmur Mesquita. Ele elogiou o modelo de unidade apresentada pelos prefeitos das cidades que fazem parte da Aglomeração durante a eleição.
As indicações de Ricardo Bocalon e José Roberto de Assis foram acompanhadas pelos demais prefeitos que fazem parte da AUJ: Henrique Martin (Cabreúva), Vicente Cândido Teixeira Filho (Jarinu), Nicolau Finamore Júnior (Louveira) e Juvenal Rossi (Várzea Paulista).
Participaram da reunião o vice-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa), Luiz José Pedrett; membros do Conselho Consultivo, formado por diversas secretarias estaduais, e representantes da OAB, FORCIS, CIESP e CDL. Os deputados Carlos Zaratini e Rogério Nogueira também prestigiaram a reunião. Zaratini é deputado federal pelo PT paulista e Rogério ocupa uma cadeira na Assembleia paulista pelo PDT.
Da Redação do Vermelho São Paulo com informações de Edi Gomes, da Secretaria de Comunicação da prefeitura de Jundiaí