México realiza encontro mundial de forças de esquerda

Termina neste sábado (16) o 17º Seminário Internacional “Os Partidos e a Nova Sociedade”, organizado pelo Partido do Trabalho (PT) do México, com debates sobre “o novo mundo multipolar, as consequências geoeconômicas e geopolíticas e os riscos de conflitos bélicos”.

O encontro, iniciado na última quinta-feira (14), conta com a presença de representantes da esquerda de 38 países e 109 organizações dos cinco continentes, entre os quais partidos comunistas do Brasil, Rússia, Cuba, Bolívia, Canadá, China, México, Uruguai, Vietnã, Alemanha e Venezuela. Também estão presentes representantes da Frente Farabundo Martí para aa Libertação Nacional de El Salvador e da Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua, ambas no governo, e da Unidade Revolucionária Nacional Guatemalteca.

Neste sábado, além da sessão de encerramento, as intervenções tratarão da crise econômica mundial e suas perspectivas, assim como do colonialismo e os processos de recolonização no mundo.

O encontro foi dedicado ao pensamento, à obra e à continuidade revolucionária do presidente venezuelano Hugo Chávez Frías, falecido em 5 de março último. Nesse encontro de forças de esquerda e movimentos revolucionários prevaleceu a importância do apoio à Revolução Bolivariana como expressão de estabilidade na região e de preservação do legado do Comandante Chávez.

Nos dois primeiros dias do evento os temas centrais foram: “O poder popular e suas distintas expressões, antes e depois da conquista de governos alternativos; e “Estratégias para a conquista e a consolidação dos governos alternativos”.

Prensa Latina