Roda de Conversa rememora 30 anos do Comitê Auxiliar da Barra  

O Comitê Auxiliar do PCdoB na Barra do Ceará reuniu, no último sábado (16/03) no Espaço Cultural da Associação de Moradores do Bairro Ellery, militantes e simpatizantes do Partido. Ao apresentar invés de vídeos, os dirigentes convidaram comunistas históricos para falar sobre a experiência da construção do PCdoB em Fortaleza, em especial, sobre o início há 30 anos na Barra do Ceará.

Reunindo filiados de várias bases da área, a ideia de realizar o evento faz parte do ciclo de debates que acontece desde o início deste ano, com o objetivo de elaborar um plano de trabalho de atuação do Partido na região.

Participaram da roda de conversa o dirigente do Comitê Estadual do PCdoB/CE, José Rubens, o Rubão; o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Raimundo Guerreiro; a presidente do Sindicato da Saúde, Marta Brandão e o médico Eymard Bezerra.

Destaques históricos

O comunista Raimundo Guerreiro relembrou os momentos do sindicalismo na década de 60, durante o golpe, relatando as experiências que favoreceram a projeção das lideranças operárias. Também contou como foi sua entrada no Partido Comunista do Brasil e fez menção a José Rubens. "Rubão foi importante demais na minha atuação", considerou.

Como o debate não seguiu um ritual de formalidade, os convidados ficaram à vontade para construir o encontro. Assim que surgiu o nome do José Rubens, prontamente ele começou a falar sobre sua inserção no movimento sindical, destacando o mesmo período em que Guerreiro se filiou ao PCdoB. "Eu era o assessor político do Sindicato dos Metalúrgicos e o Benedito Bizerril era o advogado. A conjuntura era difícil no País, mas nós conseguimos ter grande influência no movimento operário", frisou.

Os dois comunistas enfatizaram que o momento de ascensão do movimento sindical no período era intenso e a realidade vivida no País exigia a ofensiva dos operários e do Partido, que estava na clandestinidade. "A luta era muito intensa e, nas fábricas, os trabalhadores sentiam a pressão dos patrões, do governo. Foram períodos difíceis, mas que forjaram muitas lideranças sindicais", reforçou Guerreiro.

Os desafios da atualidade

Durante as intervenções, os participantes também puderam discutir as questões históricas e confrontá-las com o crescimento do Partido e o engajamento dos comunistas na atualidade.

Um dos temas mais citados foi a participação do PCdoB em diversos segmentos e nas frentes de atuação, como movimentos sociais e institucionalidade. Para o dirigente José Rubens, são grandes os desafios para superar o capitalismo e a formação dos quadros partidários é essencial para aliar a luta de ideias e conduzir a prática comunista. “Atuamos hoje em vários campos e segmentos, não existe contradição na participação. Agora é preciso compreender o papel do comunista em cada uma das frentes, para que assim possamos crescer o Partido e em cada segmento fazer avançar a luta dos trabalhadores", afirmou.

A sindicalista Marta Brandão também reforçou a afirmação do dirigente conclamando aos filiados à necessidade do entendimento sobre a atuação dos comunistas nas diversas frentes. Para Marta, a inserção do PCdoB na institucionalidade não deve ser vista como um engessamento dos movimentos, mas como uma contribuição, através das reivindicações de melhorias para a população. "Todos os governos são compostos por várias forças e uma vez que nós ocupamos, temos que ter clareza que devemos interferir de forma responsável para garantir avanços que favoreçam a população", pontuou.

Raimundo Guerreiro fez ainda uma reflexão sobre os movimentos sociais na atualidade. Para o comunista, é imprescindível a disseminação das ideias do Partido para contribuir com a consciência das pessoas. “A luta de classes é atual e os trabalhadores precisam entender isso, porque quando o operário para, acaba o sangue da burguesia. Vamos continuar com a luta para que quando os trabalhadores despertarem, estejamos prontos para conduzir a revolução", concluiu.

Mais

O ciclo de debates realizará no final do mês de março outra roda de conversa com o tema "A luta de ideias e o Partido na atualidade". O dirigente do Comitê Auxiliar da Barra, Aguinaldo Aguiar, avaliou o momento como fundamental para a vida partidária na região e afirmou que a continuidade dos fóruns temáticos estão contribuindo para oxigenar a organização dos comunistas na Região.

De Fortaleza,
Ívina Carla