Bolívia quer apoio popular em luta por saída para o Pacífico
Nesta terça-feira (19), a Direção Estratégica de Reivindicação Marítima (Diremar) pediu para a população boliviana que se envolva na luta por uma saída soberana para o Oceano Pacífico.
Publicado 19/03/2013 18:54
O pesquisador da Diremar, Antônio Barroso pediu para a população que contribua com documentos, sugestões e opiniões sobre o tema, convertido em uma prioridade para a política exterior boliviana.
Leia também:
Chile reitera negativa de negociar com Bolívia saída para o mar
Em declarações para a Bolívia TV, Barroso considera muito importante "que a população possa contribuir com opiniões no campo acadêmico, contribuição de determinados documentos".Para Barroso, o acordo pacífico de controvérsias através do judicial não descarta o diálogo, por isso é importante à contribuição da população.
A Bolívia lembrará no próximo sábado (23) o 134º aniversário da perda da saída para o mar, uma data em que o país terá atividades para conscientizar a população sobre a importância do tema. O país do perdeu 400 quilômetros lineares de costa e 120 mil quilômetros quadrados de extensão depois da Guerra do Pacífico, na qual enfrentou contra o Chile, com o que mantém um disputa desde então.
Fonte: Prensa Latina