Promotor do DF indicado para Conselho do MP

O promotor de justiça Cláudio Portela, que trabalha atualmente na vara criminal de Santa Maria, foi indicado para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público.

O órgão é responsável por julgar processos relacionados aos integrantes do Ministério Público, e inclui investigações internas e criação de regras próprias para a categoria.

A indicação foi formalizada pela procuradora-geral de Justiça, Eunice Carvalhido. Agora, o nome do promotor de Brasília vai ser analisado no Senado Federal e depois nomeado pela presidente Dilma Rousseff.

Para Cláudio Portela, o momento que o MP vive é "delicado". "Espero construir no CNMP um canal de diálogos com a sociedade para maximizar a defesa da atuação institucional. Quero discutir o papel e as prerrogativas da Instituição em defesa da sociedade", enfatizou.

O promotor criminal de Santa Maria foi o primeiro colocado na lista tríplice, recebendo 212 votos. Se nomeado, vai ocupar o lugar da promotora Claudia Chagas, que concluiu seu mandato em agosto, quatro meses antes do previsto.

Ele é concursado do Ministério Público do Distrito Federal desde 1994, sendo que a partir de 2002, começou a atuar como promotor de justiça adjunto, ao concluir o curso de direito.