Revolução Bolivariana democratizou renda do petróleo

A política de plena soberania petroleira promovida por Hugo Chávez recuperou as receitas da produção de petróleo bruto no país, atingindo US$ 427 bilhões durante toda Revolução Bolivariana, enquanto na última década dos governos anteriores esse recurso somou apenas US$ 23,4 milhões. O ministro do Poder Popular para o Petróleo e Mineração, Rafael Ramírez, declarou que graças à Revolução, os recursos obtidos pela indústria petroleira são investidos em bem-estar social para o povo venezuelano.

Maduro - AVN

Durante o Diálogo Bolivariano realizado na região petrolífera do Orinoco com trabalhadores petroleiros e com a presença do presidente interino Nicolás Maduro, Ramírez lembrou que quando Chávez assumiu a presidência em 1999 encontrou um país “devastado” e saqueado pelas transnacionais.

Explicou que existem dois modelos de indústria petroleira “o da anti-pátria, onde o Estado tinha apenas 47% dos lucros e as transnacionais 53%, com royalties de 1%”.

“Esse era o país onde roubavam as prestações dos trabalhadores, onde privatizaram tudo”, detalhou o ministro, assegurando que esta era a política do setor.

Em sua conclusão, Ramírez comentou que o Estado obtém, atualmente, 94% dos lucros dos recursos do petróleo, que são investidos nas grandes missões: educação, saúde, infraestrutura, com o objetivo de oferecer a maior sensação de felicidade a todo o povo venezuelano, e que só tem sido possível graças à Revolução liderada por Hugo Chávez.

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva