“A luta revolucionária é uma grande aventura humana”

Comitê Municipal de Teresina promove lançamento do livro Vidas, Veredas: Paixão- memórias da saga comunista, de Luiz Manfredini em alusão às comemorações dos 91 anos do PCdoB.

Luiz Manfredini - Isadora Morais Cortez
                 Na noite de ontem (22), o Comitê Municipal de Teresina realizou o lançamento do livro Vidas, Veredas: Paixão- memórias da saga comunista, de Luiz Manfredini, na sala Torquato Neto, no Clube dos Diários. O evento faz parte das comemorações do aniversário do Partido Comunista do Brasil, que faz 91 anos na próxima segunda-feira, dia 25. O lançamento reuniu toda a militância da capital e contou com a presença personalidades da literatura como o professor Wellington Soares e os atores Arimatan Martins e Francisco Pelle, do Grupo Harém de Teatro.
           O livro “é um conjunto de perfis de quadros históricos que estiveram nas fileiras do Partido e dos que permanecem até hoje”, diz o autor Luiz Manfredini. A obra faz um recorte histórico do período de 1962, até o ano de 1988, passando desde o período de reorganização do PCdoB até a constituinte, buscando retratar a trajetória de vida desses militantes e dirigentes, que se sacrificaram na luta por um país mais justo e igualitário.
Manfredini cita perfilados piauienses que desempenharam papel fundamental na consolidação do Partido, mesmo em anos de liberdades cerceadas como as irmãs Liége Rocha, Secretária Nacional de Mulheres e Ana Rocha, presidente do Diretório Estadual do PCdoB do Rio de Janeiro, o Secretário de Formação e Propaganda Adalberto Monteiro, do Secretário de Planejamento Ronald Freitas e do Deputado Federal Osmar Júnior.
         Representando o presidente estadual do Partido Osmar Júnior, o Coordenador do Departamento nacional de Obras Contra as Secas e vice-presidente José Carvalho Rufino falou da importância que o livro representa, buscando a parte humana dos nossos militantes, suas angústias, seus anseios, seus medos, enfim tudo o que envolve a escolha desses bravos combatentes que fizeram uma opção de vida, a opção pela vida política, a opção do comprometimento com a luta por um país democrático.
              Para o Secretário do Meio Ambiente Dalton Macambira “A obra significa um retrato de uma época da história brasileira, que a imprensa nacional por vezes tenta diminuir os impactos desses anos marcados pela repressão violenta e institucionalizada dos militares. E é preciso que o nosso povo conheça a nossa história e saiba que os avanços conquistados mesmo não sendo o bastante, foram frutos da luta desses aguerridos personagens, muitos deles sacrificando até mesmo suas vidas por este ideal.”
             Vidas, Veredas:Paixão foi produzido baseado em 100 horas de entrevistas, a idéia da produção do livro surgiu há um ano atrás, no período das festividades dos 90 anos do PCdoB.Luiz Manfredini é jornalista, natural de Curitiba, capital do Paraná e já tem outros livros publicados como as Moças de Minas- uma história dos anos 60 em 2008 e Memória de Neblina em 2011.