Viadutos próximos a Arena Fonte Nova serão entregues em abril

Na abertura da reunião sobre planos operacionais para a Copa das Confederações 2013, nesta quarta-feira (27/3), no Hotel Deville, no bairro de Itapuã, em Salvador, o governador Jaques Wagner informou que os dois viadutos que fazem a integração da Arena Fonte Nova com as principais saídas viárias do centro histórico serão inaugurados no início de abril.

A abertura do evento contou também com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, do prefeito de Salvador, ACM Neto, e do CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, além de outros representantes do governo estadual e federal.

Na ocasião, Wagner disse ainda que está marcada para 5 de abril a entrega oficial da obra da arena, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. O evento seria realizado em 18 de março, mas foi adiado em função da viagem da presidenta ao Vaticano, para a posse do papa Francisco I. O jogo inaugural, entre Bahia x Vitória, segue mantido para a data prevista, em 7 de abril.

“Este será o primeiro estádio que saiu do zero, que foi totalmente reconstruído a ser inaugurado. É um presente para Salvador”, disse o governador, acrescentando que os cinco mil assentos temporários estão sendo instalados e serão entregues em 20 de abril.

De acordo com o secretário Estadual da Copa (Secopa), Ney Campello, os dois viadutos de acesso à arena vão diretamente ao estacionamento do estádio, sendo que um será usado para a chegada de torcedores e outro para a saída. “Já as quatro rotas de acesso de pedestres que também estão no conjunto de obras previstas para o entorno do estádio serão entregues para 2014. Uma delas, inclusive, vai ligar o terminal de passageiros do porto de Salvador diretamente à Fonte Nova”.

O prefeito ACM Neto explicou que o perímetro que circunda o estádio está em estudo pela prefeitura, para que sejam definidas as intervenções necessárias. Salvador terá três partidas da Copa das Confederações. Na Copa do Mundo de 2014, seis partidas serão realizadas na Bahia.

Planos operacionais

A reunião foi coordenada pelo Ministério do Esporte em parceira com o COL e a prefeitura, quando foram discutidos detalhes da operacionalização das áreas de Segurança, Coleta e Controle de Ingressos, Aeroporto, Transporte e Mobilidade, Acomodação e Receptivo Turístico, Telecomunicações, Energia, Vigilância Sanitária, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Comunicação e Voluntariado. Dessa forma, foi possível permitir maior integração entre as equipes responsáveis por questões consideradas cruciais para a boa realização da Copa das Confederações.

O evento facilita a integração das ações entre cidade, estado, governo federal e COL, como reforçou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “Eu sei que Salvador acolhe a Copa das Confederações e a Copa do Mundo com toda a sua história, sua tradição, seu status de primeira capital do Brasil, habituada a acolher os grandes eventos nacionais e internacionais, com o espírito de cidade fundadora de nossa nacionalidade. Essa reunião é de integração do nosso esforço operacional para garantir todas as ações necessárias para o sucesso do evento”, disse.

O encontro de alinhamento e integração dos Planos Operacionais para a Copa das Confederações 2013 já foi realizado em Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. Depois de Salvador, o evento acontecerá em Belo Horizonte, em 2 de abril, completando as seis sedes da Copa das Confederações.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Ministério dos Esporte