Chile: Bachelet promete acabar com lucro na educação

A ex-presidenta chilena, Michelle Bachelet, prometeu nesta segunda-feira (1º/4) que se for eleita novamente, seu primeiro projeto de lei será acabar com o lucro na educação. 

“Não podemos continuar fazendo ajustes ou reformas pequenas como fizeram antes, se queremos um Chile de verdade inclusivo, agora é o momento de mudanças estruturais”, expressou Bachelet em um encontro com dirigentes sociais em Conchalí, região norte do país.

Leia também: 
Bachelet volta ao Chile e confirma candidatura à presidência

A ex-mandatária, que governou o Chile de 2006 a 2010,  disse que o ensino no país não pode continuar sendo um negócio e que sua primeira iniciativa legislativa seria avançar na gratuidade em todos os níveis, uma das principais reivindicações do movimento estudantil nos últimos dois anos.

No último 27 de março Bachelet anunciou que será candidata à presidência no pleito que ocorrerá em novembro. Ela negou que fosse oferecer um programa de governo feito entre quatro paredes e prometeu promover um diálogo para que o programa tenha o selo da cidadania.

De acordo com a mais recente pesquisa do Centro de Estudos Públicos, 54% dos eleitores no Chile votariam na Bachelet, porcentagem que permitiria ganhar no primeiro turno.

Fonte: Prensa Latina