Lançado edital sobre construção da ponte Salvador-Itaparica
Assim como a conclusão do metrô de Salvador, algumas obras na Bahia têm ganhado o título de intermináveis ou de difícil realização. Por muito tempo, a ponte Salvador-Itaparica foi incluída nesta última descrição, mas pelo visto, terá um destino diferente ao especulado. Na última sexta-feira (29/03), coincidentemente na data em que Salvador completou 464 anos, foi lançado o primeiro edital de licitação sobre o projeto da construção da ponte.
Publicado 01/04/2013 19:42 | Editado 04/03/2020 16:17
O documento, publicado no Diário Oficial do Estado, circulou nesta segunda-feira (1º de abril), por conta do feriado da Semana Santa. O edital é referente à execução dos serviços de sondagem no mar e em terra. De acordo com o secretário estadual do Planejamento (Seplan), Sérgio Gabrielli, o edital solicita, entre outros itens, a identificação dos perfis geológicos, geotécnicos e individuais de todas as sondagens, indicando a natureza e a espessura das diversas camadas atravessadas, profundidade, índice de resistência à penetração e níveis d'água.
Ainda segundo Gabrielli, o prazo de conclusão do serviço está estimado em cinco meses. Segundo o projeto, a ponte terá 12 quilômetros, com um total de seis faixas de tráfego e duas pistas de acostamento. O edital e os anexos podem ser consultados no site do Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) -www.derba.ba.gov.br-, na seção Licitações, ou através do site da Seplan -www.seplan.ba.gov.br-. Os interessados podem adquiri-los mediante o pagamento de R$ 50,00 e esclarecer suas dúvidas pelo e-mail cel@derba.ba.gov.br.
A ponte Salvador-Itaparica sobre a Baía de Todos-os-Santos faz parte do projeto da construção do Sistema Viário Oeste, a ser executado pelas empresas OAS, Camargo Corrêa e Odebrecht Transport.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do A Tarde