Comissão de Educação da Alba debate problemas do trânsito

A educação é o único caminho eficaz para humanizar o caótico e violento trânsito do país hoje. Foi esta a conclusão da reunião temática da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia, ocorrida na manhã desta terça-feira 2, na Sala Eliel Martins.

A reunião contou com a participação de representantes de especialistas em trânsito do governo do Estado, através do Detran, Polícia Militar, e da Transalvador. Presidente da referida comissão, o deputado Álvaro Gomes (PCdoB) destacou a necessidade e o anseio da sociedade em reduzir o número de acidentes e mortes nas avenidas e estradas do Estado.

A Bahia lidera o ranking em mortes no trânsito no Nordeste, com cerca de duas mil vidas ceifadas por ano. Essas mortes estão entre as maiores causas de internação hospitalar no Estado, com grande impacto no sistema único de saúde.

O comunista lembrou que morrem no trânsito por ano no país cerca de 50 mil pessoas. Mais de 90% desses acidentes têm como causa falha humana, ou seja, imprudência ou imperícia do motorista na condução do veículo.

Recrusdecimento

O assessor-técnico do Detran, major Luigi Souza, disse que o trânsito “é um dos principais problemas da cidade”, com um cenário que só recrudesce. Para o militar, o investimento em educação no trânsito é o principal foco do Detran para mitigar os graves problemas das avenidas da capital.

Gerente de educação para o trânsito da Transalvador, Mirian Bastos elogiou a iniciativa da Comissão de Educação da Casa em se debruçar sobre o tema, e salientou o empenho do órgão em diminuir as mortes no trânsito em Salvador.

Mirian Bastos observou que, em parceria com órgãos afins do Estado, como o Detran, Ronda e outros, a Transalvador tem “investido forte” em formação continuada. Cita como exemplo a educação para o trânsito, a capacitação de professores e servidores, vivências com crianças, além de campanhas educativas que visam a construção de hábitos saudáveis no trânsito.

Depois de observar que o Código Nacional de Trânsito é um dos mais completos do mundo, Bastos colocou que a Transalvador busca corrigir os problemas do trânsito através do tripé educação, engenharia e fiscalização.

Trânsito na escola

Diretora da Escola Pública de Trânsito do Detran, professora Ana Blanco ressaltou que a EPTran, em oito anos de criada, atua em 25 municípios baianos, desenvolvendo projetos que buscam humanizar o trânsito nas cidades.

A prioridade da escola é a primeira habilitação, com relevante papel desempenhado pela sua unidade móvel, através do uso de maquetes das cidades. Também atua na capacitação de servidores e formação de examinadores.

Álvaro Gomes apresentou o Projeto de Lei nº 19.359/2011, de sua autoria, que dispõe sobre a inclusão da disciplina Educação para o Trânsito nos currículos do ensino médio do sistema estadual de educação.

O projeto inclui conhecimentos sobre legislação de trânsito, em especial sobre o Código de Trânsito Brasileiro, bem como sobre a formação e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos seguros na condução de veículos ou na condição de pedestre.

Fonte: Ascom/gabinete do deputado Álvaro Gomes